Pesquisa de opinião pública realizada pela Academia de Pesquisa, na cidade de Várzea Paulista, no município de São Paulo, com 440 eleitores, apontou que os simpatizantes de Lula somam 39%, enquanto os de Bolsonaro representam 32%
Situação é inesperada em relação aos resultados na urna
Essa situação se dá mesmo o candidato Jair Bolsonaro ter sido eleito na cidade, tanto no primeiro, quanto no segundo turno.
A explicação pode estar no comportamento de uma parte do eleitorado
De acordo com o neurocientista David Silva, a questão pode ser explicada pela votação de eleitores que não têm uma preferência definida, os quais provavelmente concentraram seus votos no candidato Bolsonaro.
Resultado pode ter influência de uma parcela mais convicta
Segundo análise realizada por David Silva e Tadeu Comerlatto, os eleitores de Bolsonaro, mesmo que em minoria, declararam ser mais participativos e assíduos na campanha política, o que pode ter influenciado os eleitores ainda sem posicionamento.
Academia de Pesquisa realiza levantamentos em todo o território nacional
A pesquisa mencionada foi realizada pela Academia de Pesquisa, instituto responsável por desenvolver pesquisas sobre governos, municípios e administração pública em todo o território nacional. As entrevistas são gravadas, auditáveis, e realizadas por telefone, ou de forma presencial.
O instituto conta com sedes em Brasília, Curitiba e São Paulo
O instituto Academia de Pesquisa é credenciado junto ao Tribunal Superior Eleitoral, e registrado no Conselho Federal de Estatística. Suas sedes ficam em Brasília, Curitiba e São Paulo. Para maiores informações, acesse o site da Academia de Pesquisa.
Levantamento foi feito presencialmente.
Data do levantamento: 01 à 03 de Julho de 2023
População do município: 115. 771 (Estimado)
Número de eleitores: 74.333 (Estimado)
Número de entrevistas: 440 Entrevistas
Margem de erro: 4.9%
Confiabilidade: 95%